segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Que mundo daremos aos nossos filhos?

No próximo domingo Cecília completa dois anos. Já não é mais aquela bebezinha que não conseguia nem levantar a cabeça, ou balbuciar qualquer palavra. Hoje, já desenvolve suas primeiras conversas e compreensão do mundo que está à sua volta. Já se acostuma com os sentimentos humanos; já sente medo, frustração, alegria, entusiasmo e tristeza. E tudo isso sem, ainda, conhecer o mundo em que a colocamos em sua profundidade.

Pego-me pensando diversas vezes como, quando essa hora chegar, vou conseguir explicar pra Cecília por que ela não poderá brincar com qualquer criança que vir na rua - sim, a gente mesmo pratica o preconceito e a segregação social. Pergunto-me como vou explicar para ela que tudo o que ela tem depende de uma coisinha chamada dinheiro que, no momento, ela não tem nem ideia de que existe para que ela tenha a sua roupa, a comida, a boneca...

Que mundo é esse em que estamos colocando nossos filhos e filhas? Como explicarei a ela que as pessoas tiram as vidas umas das outras e que 1% da população mundial vive muito melhor do que os outros 99%?

Como vou explicar a ela que ela vai precisar se proteger muito, pois, no mundo em que vivemos, o simples fato de ela ter nascido mulher representa um risco de vida? Como vou explicar a ela que as situações de sua vida não se deverão a uma entidade superior que está controlando os destinos de todos aqui na terra, e pela qual se mata e se morre...

Penso nesses desafios diariamente, de se criar uma pessoa nova, tão frágil e dependente de nós num mundo tão selva que construímos todos os anos de nossas vidas. O mundo em que, a cada ano, nos abraçamos e nos dizemos irmãos, enquanto guerras, fome e ódio são produzidos. É o desafio cotidiano de quem é pai e mãe, mas não quer que os filhos enxerguem o mundo pelos olhos daqueles que não permitem que ela viva plenamente a vida, assim como a grande maioria da população, subjugada ideologicamente. Penso nisso e me consumo, todos os dias, por Cecília e por todos outros filhos do mundo que virão.


Nenhum comentário: