terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Faixa musical: Titãs - Televisão


Quem conhece minimamente a forma como o mercado fonográfico se organiza e, principalmente, se organizava em meados da década de 80 e 90, sabe como deve ser desafiante a qualquer banda lançar o seu segundo álbum. Alguns dirão: "ora, difícil mesmo é gravar o primeiro!". Nem sempre.

Em casos como o dos Titãs, que havia estreado com o hit "Sonífera Ilha" explodindo em todas as rádios e programas de televisão, tinham que fazer pelo menos próximo a isso. 

Ainda com a sua formação mais anárquica, com 9 integrantes, sendo 3 exclusivamente vocalistas, em 1985, na saída da Ditadura lançam seu álbum "Televisão", com a homônima faixa de abertura mais atual do que nunca, dizendo: "A televisão me deixou burro, muito burro demais/Agora todas coisas que eu penso me parecem iguais/O sorvete me deixou gripado pelo resto da vida/E agora toda noite quando deito é boa noite, querida".

Mais atual do que nunca, a melhor banda de rock do Brasil já denunciava a maneira como a televisão penetrava nos lares brasileiros e, num período conturbado de seus integrantes, envolvendo prisões por tráfico e porte de heroína, proporcionaram canções marcantes como "Insensível", "Não vou me adaptar" e "Pra dizer adeus".

Esses sons, assim como vários outros dos Titãs, atravessam gerações e, com certeza, entra no hall de clássicos recomendáveis da música brasileira. Vale a pena ouvir!




Nenhum comentário: