segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Fé? Fé?! Fé! Fé...

Essa semana aconteceu algo muito interessante: dois mórmons vieram aqui em casa. É, dois mórmons; aqueles carinhas que a gente vê andando pela rua de terno e gravata num sol "miserávi". Eu nunca soube muito bem o que eles faziam perambulando pela cidade e sempre tive muita curiosidade em saber o que de fato se fazia; sempre tem um americano no meio ,né?

Pois é, eis que recebo um desses americanos e um carioca aqui em casa, perguntando se era casa de Terezinha, e se tinham pedido um DVD, fui chamar minha mãe e eles entraram pra "pregar". Só que os caras eram muito novos, comentei com minha mãe que eles estavam meio sem saber o que dizer. Mas aqui estavam, tentando "salvar almas".

Talvez realmente minha alma esteja perdida, mas algumas coisas me deixam extremamente tocado: Ver duas pessoas em uma cidade completamente estranha para "pregar", segundo minha mãe, deve ser um sacrifício, né? Mas a resposta deles surpreende, não pelas palavras, mas pela naturalidade: "Não, num é sacrifício, não".

Mas também há coisas que eu não gosto: O principal motivo pelo qual eu não sigo qualquer religião é o fato de muitas vezez(quase sempre), a doutrina A ou doutrina B se sentir a dona da verdade, a verdade inquestionável sobre Deus, por serem a certa. Essa diversidade de pensamentos dentro da própria Igreja Cristã mostra o quanto as palavras são manipuladas pelo próprio homem, a Igreja Católica é de Pedro; a Evangélica é de Lutero. Igrejas que não são conforme eles dizem de Deus. E a minha qual é?

A minha religião é a do Respeito. Respeito pelas diferenças de pensamento, de crença e de cultura. Quando eu lembro que aqueles carequinhas lá da Índia nem conheceram Jesus Cristo, e têm uma disciplina religiosa e uma vontade de fazer o bem que nenhum cristão bota defeito, só me faz crescer o respeito e admiração por eles. E os Afros que todo mundo chama de macumbeiro? E os índios que tiveram sua cultura dizimada pelos critãos? Astecas, Maias, Incas?

Aí minha mãe disse que a religião certa é a de Cristo. Se uma tá certa a outra tá errada, num é?

Ah bom, então os Budistas, os índios são tudo filho do capeta, né?

é...eu também, também devo ser filho do capeta, ou de Alá, sei lá. Da Deusa Mãe, do Deus Sol, ou de Tupã...


Não, eu ao menos tento ser, filho do respeito e da inteligência pra ao menos discernir que se existe Deus ele é um só.Respeito todas as manifestações que procuram fazer o bem acredite no que quiser. Pra falar a verdade até admiro essa galera que tem aquela fé de verdade, não a cega, a fé que dizem mover montanhas. Ela ao menos deve trazer energia positiva.Fé? Tenho alguma. Mas não sei qual é a fé certa, já que dizem haver tantas fés erradas.

E você?

3 comentários:

tuko disse...

É, religião é algo ultrapassado mesmo. O que cresce hoje em dia é a crença independente. A crença em um só Deus, em vários, etc, que cada um toma pra si.

A crença na não-existência de um Deus. Isso pra mim é o mesmo que acreditar em um "Deus2".

Pra mim a crença de cada um é o conjunto de regras que cada um segue para sua vida.

Os religiosos crêem em Deus. Os ateus crêem na não-existência de um Deus. Chama Deus1 e Deus2 que dá no mesmo...

O ateu que crê na não-existência de um Deus segue um conjunto de regras que rege seu comportamento do mesmo jeito. Como se fosse um Deus mais liberal comparado com o Deus convervador dos religiosos.


No fim das contas, como eu disse, o que cresce hoje em dia é a crença individual. Que no final das contas seria o mais justo: você analisa todo o resto e constrói seu pensamento ao atingir a fase adulta.


:)

Anderson Cintra disse...

Pois é. Se fosse pra seguir uma religião à risca, eu teria fundado a minha. Deve ser por isso q a cada esquina surge uma. Ou isso é pq se lucra bem com elas. O fato bom é q, pelo menos com as q conheço, todas as religiões pregam pelo bem. Enfim, já são válidas aí.

O Realívoro disse...

Quem disse que os índios não conheceram Jesus? Seundo os Mórmons, os mesmos que foram na sua casa, Jesus apareceu na América depois de ter sido crucificado!!!!
Será que dá pra acreditar?
Sei não viu...
Você disse: "Talvez realmente minha alma esteja perdida..."
Acho que alma perdida é a que não se questiona.
Abraço