terça-feira, 13 de maio de 2008

Técnicos e Cientistas

Hoje saiu, no Diário de Pernambuco ou no Jornal do Comércio, uma matéria com a seguinte manchete: "Faltam engenheiros, sobram obras". Assunto mais do que rebatido por todos os meios de comunicação: a qualificação profissional. Realmente, é fato que o Brasil precisa melhorar o poderio intelectual e produtivo de seus trabalhadores; e logo que se fala sobre o referido assunto, a solução dada por milhões de especialistas e palpiteiros é: "tem que melhorar a educação técnica"; "tem que construir mais escolas técnicas".
Todavia, engenheiro não se forma em escola técnica; professor não se forma em escola técnica, médico não se ensina em escola técnica. Mas, por que não? Por que não há ensino técnico para exercer tais funções, como há na enfermagem? É um questionamento assaz importante de se fazer, e que algum sociólogo, economista ou palpiteiros de plantão poderiam me ajudar.
O fato é que toda profissão, ao meu ver, mesmo que não seja oficializado, tem profissionais que são técnicos e profissionais que são cientistas. Acompanhem meu raciocínio: O cidadão resolve fazer Engenharia Civil; se forma e consegue trabalho numa construtorazinha qualquer. Aí, projeta alguns edifícios, ganha um salariozinho, se conforma com aquilo e um dia um dos prédios que ele construiu caiu, ou não. O que se enfoca é o que ele foi fazer com a formação profissional dele.
Mesmo caso é o dos professores: o cara resolve fazer uma licenciatura, se forma, e vai viver sua vida toda dando aula em ensino fundamental, faz seu concurso pruma prefeitura qualquer, pro governo do seu estado, e se acomoda dando aula dessa forma durante toda sua vida. É um técnico!
Ao meu ver, todos os grande profissionais são os cientistas. Eles vão ensinar aos que querem ser técnicos e aos que querem ser cientistas. Eles vão estar nas Universidades, dando aula a turmas de Mestrado, Doutorado. Vão plantar a semente do conhecimento científico, isto, em qualquer profissão.
Isso que eu falei é tão verdadeiro que, com o aumento das universidades privadas, e o aumento da concorrência entre elas, sempre visando o mercado; tá cheio de curso técnico virando curso superior e um outro tanto de cursos superiores com ares de curso técnico. Então, por que não se oficializar isso?
Quem sabe não seria uma forma de diminuir a concorrência "fêladaputa" no mercado de trabalho e de dar a oportunidade a quem quer escolher um desses caminhos, que o faça, e faça bem. Porque do jeito que tá, eu vejo milhões de bacharéis técnicos e milhões de técnicos metidos a cientistas.
Lembro a todos que ainda não sou cientista. Gostaria de ser. Essas são apenas algumas de minhas indagações. E o que eu for, pretendo ser direito. Se for professor-técnico ou professor-cientista, que seja o melhor.

Nenhum comentário: