sábado, 5 de novembro de 2016

Alianças sem ilusões

Se é verdade que é preciso ter, principalmente no momento atual, muita flexibilidade tática para poder desembaraçar-se da situação difícil que as forças progressistas e democráticas no Brasil vivem, é verdade, também, que, para fazer essas alianças, é preciso identificar de maneira realista quem é quem no cenário político atual brasileiro.

Essa distinção nos é útil, sobretudo para que não se criem ilusões sobre a natureza de nossas alianças. Pois, se é bem verdade que é preciso construir um núcleo com afinidades de esquerda, é preciso buscar a ampliação necessária para sair das cordas.

Nesse sentido, o revolucionário não pode criar ilusões. Do lado de cá - à esquerda do espectro político-partidário - poucas são as siglas que assim podem se considerar. A bem da verdade, mesmo nesse espectro, há as forças políticas cujo compromisso com o Brasil, com o progresso e o desenvolvimento do Estado brasileiro é zero. A esses, o "formato da luta", ou o conforto com seus princípios são elementos mais importantes que enfrentar o verdadeiro inimigo interno e externo. Mesmo nos que se arvoram ser os maiores representantes da esquerda, formas viciadas de fazer política e um conservadorismo sem rumo - do mundo da micropolítica - reina. Além, é claro, dos arrivistas e dos mesmos esquerdistas cuja uma parte fundou outros partidos, mas que outra continua a exigir medidas estreitas como solução para a crise.

Por outro lado, é necessário não criar ilusões com as nossas ampliações, como considerar ser de esquerda aliados táticos cujo pensamento de esquerda passa ao longe. A importância da amplitude e alianças pontuais não nos exige defender e explicar as escolhas feitas pelos aliados. Muito pelo contrário. Tentar demovê-los dos erros políticos é parte da nossa atuação, sem rejeição e sem constrangimentos.

Faz parte da nossa natureza não se perder nos idealismos e ter praticidade tática para poder aplicar o nosso programa e a nossa estratégia em rumo do socialismo. Para isso, é preciso ter frieza e não tomar os aliados como se fossem nós mesmos. Por isso, descortino tático sim, ilusão e dois pesos e duas medidas, não.

Nenhum comentário: